RBPREV recebe selo do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção- PNPC

ABIGAIL SUNAMITA

Todas as secretarias da Prefeitura de Rio Branco, foram convidadas para participar do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção- PNPC, e o Instituto de Previdência do Município de Rio Branco – RBPREV se fez presente nesta capacitação, que tem como principal objetivo prevenir e combater este problema.

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção- PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O Programa é voltado principalmente a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de diminuir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Sobre a plataforma e-Prevenção

A plataforma é parte do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, uma iniciativa das Redes de Controle nos estados e permite estruturar e detectar a suscetibilidade à corrupção dentro de cada organização governamental, por meio de um questionário auto avaliativo.

Cada órgão público deverá indicar um servidor que será responsável pelo preenchimento das questões. Após o encaminhamento das respostas, será possível detectar o estado atual da instituição e receber sugestões para corrigir divergências caso tenha. Ao concluir o questionário, a instituição recebe um selo no qual afirma que o órgão fez parte da capacitação.

Capacitação no RBPREV

O Instituto de Previdência do Município de Rio Branco – RBPREV, se fez presente na capacitação, onde reuniu dois funcionários: Izabelli Ribeiro, Chefe da Divisão Administrativa e Antônio Coelho, Chefe do Controle Interno.

Izabelli Ribeiro destaca que o RBPREV tem como missão assegurar os direitos previdenciários dos servidores e dependentes da Prefeitura de Rio Branco, para isso é importante exercer uma gestão pública com ética e boas práticas, respeitando sempre a legislação vigente.

“Tudo que vem agregar nesse sentido, de auxiliar a Prefeitura e o RBPREV a desenvolver um trabalho de excelência e também dar transparência nos nossos atos, acreditamos ser benéfico pra gestão mas principalmente ao nosso público que são os servidores do município, nisso a AGU e o TCU, que são órgão de controle externo, com o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, estão nos proporcionando mais uma ferramenta que vem acrescentar, nos dando mais segurança em executar nosso trabalho com competência e principalmente transparência, ficamos assim felizes junto à prefeitura em participar desse programa.” Finaliza Ribeiro.

Izabelli Ribeiro, Chefe da Divisão Administrativa

Segundo Antônio Coelho a iniciativa é de suma importância para agregar a transparência da Prefeitura.

“ Esta capacitação é fundamental principalmente quando se relaciona aos processos licitatórios com toda a gestão das verbas públicas, desta forma traz transparência para o município e segurança para todos os funcionários que possuem participação no processo de licitação, e na execução de contratos e fiscalizações. ” Conclui Coelho.

Antônio Coelho – Chefe do Controle Interno

Abigail Sunamita