Dia do Aposentado: Conheça a história do Procurador Damázio Paulo


Por: Abigail Sunamita

O Dia Nacional do Aposentado é comemorado hoje, dia 24 de janeiro.


Esta data é designada a homenagear os profissionais que prestaram e dedicaram a sua vida ao árduo trabalho e agora desfrutam de um condigno descanso. No Brasil, os aposentados são agraciados dos benefícios da Previdência Social, onde o governo remunera por todos o tempo de serviço prestado.

Segundo a legislação brasileira, há cinco categorias de aposentadoria: compulsória, especial, por idade, invalidez ou tempo de contribuição.

Hoje, o Instituto de Previdência do Município de Rio Branco parabeniza a todos os aposentados pertencentes a esta instituição, que contribuíram com tanto êxito e dedicação pelo desenvolvimento da nossa capital Rio Branco.




Damázio Paulo da Costa, 81 anos, natural de Cruzeiro do Sul,nascido no ano de 1940, conta um pouco sobre sua trajetória dentro da gestão pública. Cabelos brancos, fala compassada e tranquila, ele expressa com orgulho sobre seu empenho dentro da Prefeitura de Rio Branco, durante longos 32 anos e relembra as amizades que teve durante seu período de trabalho.

No ano de 1966, começou seu trabalho na Secretaria de Administração, na época do Prefeito Wildy Viana, deste então, relata e demonstra sua admiração principalmente pelos colegas que conquistou durante sua trajetória.

“Tive muitas amizades durante o tempo que atuei na gestão pública, amigos como: Raimundo Januário, Antonio Januário, Claudia Castro, Angelica Paiva e Francisco Neves entre outros… o que mais me admirava é que era uma equipe competente e com muita força de vontade, de fato a trajetória que tivemos foi de muito companheirismo,” finaliza Sr. Damázio.

História de Vida


Hoje, o aposentado Damázio Paulo, tem sua família e é pai de 3 filhos, com muita saudade ele relembra dos ensinamentos de sua mãe, que era lavadeira e com poucos conhecimentos técnicos, porém era cheia de vivência e lições que o Sr. Damázio Paulo garante que foram decisivos para o seu futuro.

“Eu lembro que a minha mãe nos dava muitos conselhos, nós éramos em cinco, onde três eram homens e duas mulheres. E eu e meus irmãos começamos a trabalhar na construção civil para ajudar em casa, e nós três separávamos o dinheiro para ajudá-la. Me recordo uma vez que ela disse: seja honesto, o que não é de Deus é do Diabo. E eu nunca esqueci disso, quando cheguei na gestão pública honrei meu nome e fui honesto.

História da data


O Decreto de Lei nº 6.926 criou o Dia Nacional dos Aposentados em 1981. A data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da lei Eloy Chaves, que criou, na época, a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Voltar