Palestra sobre Planejamento Financeiro Pessoal é o evento do mês de julho do programa de bem com vida sempre


O Instituto de Previdência do Município de Rio Branco realizou nesta quarta-feira (24) mais um evento do programa De Bem com a Vida Sempre. A palestra Planejamento Financeiro Pessoal, ministrada pelo professor doutor em Teoria Econômica pela UFAC, Carlos Estevão Ferreira Castelo, abordou a importância do planejamento e estabelecimento de metas para uma boa vida financeira.

Ao falar para os convidados sobre a importância de uma boa educação financeira, Carlos Estevão ressaltou como o aposentado deve ter cautela em relação a suas finanças. “No caso dos aposentados é muito importante a questão do planejamento financeiro pessoal, até por que hoje no brasil 60% da população, e não só de aposentados, tem dividas e isso se deve ao consumismo, aos credito fácil, aos juros absurdos que o sistema financeiro cobra então é esse tipo de público é muito importante ter uma educação financeira.”

O palestrante também abriu a conversa para eventuais perguntas, partilhando conselhos e dicas para os aposentados. “É muito fácil [os aposentados] se endividarem, são pessoas que já tem uma renda limitada pois vivem de aposentadoria, então a educação financeira, esse projeto que vocês estão propiciando, essa conversa que eu tive com eles foi bem importante e acho que eles tiraram muitas dúvidas.”

O instituto também contou com o apoio da secretaria de saúde, que forneceu uma profissional de saúde para aferição de pressão dos aposentados presentes.

Professor doutor em Teoria Econômica da UFAC, Carlos Estevão Ferreira Castelo