INVESTIMENTOS DO RBPREV EM 2017 SUPERAM

Amides Tavares de Souza

Rio Branco/Acre

23/01/2018

Os investimentos do RBPREV em 2017 obtiveram o segundo melhor resultado de sua história, alcançando a marca de 124,38% da meta atuarial, sendo 2012 ainda o melhor ano com 126%. Desde a criação em 2010, o RBPREV tem adotado como meta atuarial um índice de inflação (INPC/IPCA) + 6%, que significa o resultado que os investimentos vão captar no mercado financeira.

A partir de 2015 o índice adota na política de investimentos do RBPREV é IPCA+6%, o qual em 2017 foi de 9,04%. As aplicações financeiras desta autarquia conseguiu no período resultado de 11,25%, superando em 24,38% a meta atuarial estabelecida. Este resultado é muito importante para a previdência do Município de Rio Branco, considerando que, das receitas arrecadada pelo fundo no exercício, totalizando R$82.392.119,86, (oitenta e dois milhões, trezentos e noventa e dois mil cento e dezenove reais e oitenta e seis centavos), R$32.231.217,69 (trinta e dois milhões, duzentos e trinta um mil duzentos e dezessete reais e sessenta e nove centavos), foram captadas no mercado financeiro, através das aplicações em Renda Fixa, Renda Variável e Fundo Imobiliário, representado 39% de todas as receitas arrecadada. Vale ressaltar que, do resultado das aplicações financeiras obtidas, R$ 6.330,221,15(seis milhões, trezentos e trinta mil duzentos vintes um reais e quinze centavos), representa a diferença positiva maior que a meta atuarial estabelecida, ou seja, 24,38% que superou a meta.

A diferença que ultrapassou a meta vai impactar positivamente o fundo previdenciário, ajudando a manter o regime equilibrado financeiramente, garantindo o pagamento dos benefícios já concedidos, e reforçando a alíquota suplementar a manter o equilíbrio atuarial, assegurando os pagamentos dos benefícios as conceder no futuro.

O bom desempenho é resultado de muito estudo, analises e cautela da Equipe Financeira e do Comitê de Investimento do RBPREV. Diante de um cenário econômico instável por causa das incertezas políticas, queda da nota rating do país, déficit governamental entre outros aspectos. O RBPREV adotou para sua carteira de investimentos uma postura mais conservadora, as aplicações foram pautadas nas normas legais que rege os RPPS e na Política de Investimento adotada para 2017, sempre observando os riscos de créditos, mercados e liquidez, além do fluxo de caixa para os compromissos correntes.

Para 2018 foi traçada novas metas com novos desafios e novas postura, esperando que os resultados sejam tão bons ou melhores como 2017, no intuito de reforçar o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em manter o RBPREV como uma entidade que vai garantir aos servidores desta municipalidade uma previdência equilibrada financeira e atuarial com capacidade de assegurar os benefícios presentes e futuros aos seus segurados.

Sobre o autor:

Contador da RBTRANS

Membro Titular do Comitê de Investimento do RBPREV

Certificação Profissional ANBIMA CPA10

Pós –Graduado em Gestão e Governança Pública-FAEL/RJ”