EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA


A educação previdenciária tem como objetivo promover ações de capacitação, qualificação, treinamento e formação específica a respeito de assuntos relativos à compreensão da sistemática da previdência social, nos mais diversos campos de atuação, gestão de ativos e passivos, gestão de benefícios, de pessoas, investimentos, contabilidade previdenciária, dentre outras. É direcionada aos servidores municipais, aos segurados do Regime Próprio de Previdência social do Município de Rio Branco, seja aposentado, pensionistas e servidores ativos, aos gestores, conselheiros e a comunidade em geral.

O RBPREV adota como política de educação previdenciária o boletim informativo denominado “RBPREV em Números” criado desde 2011 para divulgação das informações relativas à gestão do Fundo Previdenciário, do Fundo Financeiro e da Taxa de Administração da Autarquia Previdenciária. Este informativo é ferramenta de apresentação mensal aos conselhos de previdência: Conselho de Administração - CAPS e Conselho Fiscal - CONFIS. Após o fechamento do ano, a consolidação é apresentada ao Tribunal de Contas do Estado do Acre, por meio do Relatório de Gestão, e todas as versões estão disponíveis para consulta no site do RBPREV.

O RBPREV realiza capacitações aos servidores sobre direito previdenciário, sobre direitos estatutários, investimentos, atendimento individualizado ao segurado, acompanhamento dos segurados aposentados por motivo de invalidez, participação em congressos, apresentação de audiência pública à sociedade, dentre outros eventos.