Curso preparatório para a prova de obtenção da certificação profissional Anbima Série 10 (CPA-10)

A Diretora de Administração e Finanças do Instituto de Previdência do Município de Rio Branco - RBPREV, Weruska Bezerra, participou do curso de certificação profissional Anbima Série 10 (CPA-10), de 21 a 22 de outubro em Curitiba-PR. A certificação é oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais que atesta o conhecimento de profissionais que atuam com o mercado financeiro.

O curso é direcionado aos profissionais que desempenham atividades administrativas e financeiras, especialmente aqueles que trabalham diretamente com serviços bancários e na área de investimentos.

Na capacitação do CPA 10 foram abordados conteúdos como Sistema Financeiro Nacional, Noções de Economia e Finanças, Ética, Princípios de Investimento, Produtos Financeiros e Fundos de Investimentos.

O curso foi ministrado pelo facilitador Allan Pimenta, Administrador de Empresas, membro do Conselho Regional de Administração sob o registro CRA-PR 29.621, possui MBA em Finanças de Mercado, Pós Graduando em Docência no Ensino Superior, Professor no Instituto de Formação Bancária, especialista em Produtos de Renda Fixa, Consultor de Investimentos e Consultor Empresarial.

”Em síntese, é como se o profissional aprovado possuísse um selo de qualidade, de capacitação, dando mais transparência, segurança e credibilidade atendendo aos requisitos e exigências do mercado. Especialmente para os Institutos de Previdência Municipais e de acordo com a Portaria MPS 519/2011, passaram a exigir que o responsável pela gestão dos recursos dos RPPS, seja aprovado em algum exame de Certificação Profissional de Investimentos, organizado por entidades autônomas no mercado brasileiro de capitais". Diz Allan Pimenta. Leia o artigo completo em: Importancia das Certificações

O curso com carga 16 horas/aula, explanou dentro outros assuntos: sobre o mercado financeiro, fundos de investimentos, noções de economia e finanças, ética, lavagem de dinheiro, análise, controle de risco e previdência.

“A orientação da Secretaria de Políticas de Previdência Social é para que os servidores dos Institutos de Previdência de RPPS tenham conhecimento básico de como funciona o mercado e os fundos de investimentos, sistema financeiro nacional, ética e regulamentação”. Weruska Bezerra